Fotografias podem ser racionalizadas?

O que levar em conta?

Qual o início, o meio, o fim e por onde começar?

Agradar, provocar ou fazer pensar?

Sentimento, técnica?

Referências são importantes?

Quem tem competência para isto?

Na busca por entender as imagens que vemos muitas vezes somos tentados a racionalizá-las a fim de buscar explicações plausíveis para os resultados mostrados.

Talvez isto provenha da tentativa de rotular tudo ao que prestamos atenção, pois atribuindo rótulos é como se conseguíssemos deixar tudo palpável, tudo “explicado”.

Fotografias podem ser racionalizadas?

Será mesmo que existe esta necessidade?

***

Clique nas imagens para ampliar.

Anúncios

6 comentários sobre “Fotografias podem ser racionalizadas?

  1. A fotografia pode ser compreendida como uma linguagem, e assim pode, cada fotografia, ser entendida em seus elementos significativos, tanto representativos quanto formais.

    E, igualmente, a fotografia pode ser praticada com consciência da articulação da maioria dos significados formais e representativos que se terá em uma determinada foto. O que se pode acrescentar a isso é que, sendo a cena transcrita complexa, nem sempre é possível se ter a totalidade da compreensão da mensagem, podendo haver elementos que a alterem ou maximizem mas não conscientes na feitura.

    • Sim, Ivan,
      E eu também penso que cada caso é um caso e cada um de nós possui diferentes ideias e convicções.
      Elas podem ser racionalizadas em alguns momentos, mas em outros o ‘sentir’ vale mais que o racional.
      A chave é saber usar isto de acordo com o momento.

      Um grande abraço,
      Peri.

  2. Legal sua provocação. Você nos põe a pensar…

    E pensando fico imaginando que a questão é relativa (como diria qualquer um!!!! kkkkk)…. Me vem a cabeça uma macro muito bem feita de uma aranha, por exemplo… É uma foto que não me evoca sentimentos, mas pode me levar a admirar a boa técnica empregada, pode me levar simplesmente a racionalizar sobre a imagem…

    Mesmo em fotos que me evocam sentimentos, quando recomposto da emoção, passo a racionalizar sobre vários aspectos da foto!!!!

    Não é a toa que suas fotos, que transmitem tantos sentimentos, são sempre muito bem pensadas. E, como disse, recomposto da emoção, sempre reflito sobre seu ato fotográfico…. Porque me parece que é a boa técnica que é capaz de transmitir ao observador a emoção que tentamos passar com nossas fotos. Assim, sempre que vejo uma foto de alguém que respeito como fotógrafo, sempre tento refletir para além da emoção que a imagem transmite.

  3. O grande problema nesse debate é que algumas pessoas pensam que a análise e a fruição emocional/artística são antagônicas, quando, ao contrário, reforçam-se mutuamente. E na feitura a análise é a ferramenta que se tem para produzir aquilo que gerará fruição artística.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s