A fotografia é uma atividade séria?

Hoje eu fui a uma exposição fotográfica aqui na minha cidade, apresentada no melhor teatro disponível e com 3 autores que, por razões óbvias, não vou citar os nomes.

A exposição foi segmentada conforme os autores e conforme suas demandas de produção: fotografia de casamento, documental/paisagística e uma terceira parte com temas escolhidos e com uso de modelos fotográficos, no estilo estúdio.

A fotografia de casamento é o que comumente é visto, poses e direção dos nubentes conforme a locação escolhida e aproveitando-se da ornamentação destes locais.

As outras seções são mais livres, mas deveriam vir acompanhadas de uma escolha criteriosa das imagens para que a mostra tivesse interesse e gerasse expectativas positivas aos observadores das imagens.

A propósito, eu soube da exposição lendo num dos 2 maiores jornais de circulação local, que veio acompanhada de uma apresentação formosa e qualitativa dos autores enquanto criadores; e tendo um espaço nobre para apresentação, o foyer do principal teatro da cidade.

O horário de visitação é das 14:00 às 18:00 h, apenas.

Vou ao local e quando chego a entrada principal do teatro está fechada, sem nenhuma explicação e sem nenhuma pessoa para uma orientação … através do vidro observo os painéis expositores.

Me dirijo aos fundos do teatro, entrada de serviços.

O funcionário que me recebe diz que a entrada principal do teatro fica “disponível”  apenas quando existe eventos na casa … ué, e a exposição fotográfica, de que se trata ???

Mas que designaria um funcionário para me acompanhar, internamente, ao foyer para que visitasse a exposição, enquanto isto ele ficaria me aguardando (escoltando?).

Começo a visualização das imagens.

A parte das fotografias de casamento, ok, aquilo que eu já esperava ver.

Nas outras partes vem a decepção … fotografias sem qualquer apelo estético, material das impressões de qualidade duvidosa, temas apelativos como por do sol e flores e falta quase que total de técnicas de captura ou sensibilidade autoral das imagens.

Na parte onde são mostradas flores, um tema predominantemente macro, porções importantes das imagens sem nitidez …

Na parte de paisagens composições onde o horizonte de algumas imagens estão tortos, centralizados, sem divisões criativas ou exploração de técnicas básicas …

Um “ó”, como se diz.

Saí de lá pensando … como uma exposição fotográfica no melhor espaço da cidade pode ter uma qualidade daquela?

Será que existiu uma curadoria ou uma pessoa responsável e com conhecimento suficiente para escolher as imagens que seriam mostradas?

Me vem à mente aquela discussão onde  comenta-se que a fotografia, dentro do ramos das artes, é a mais pobre, a mais relegada, a menos substanciosa.

Até onde isto pode ser tido como verdade?

Será mesmo que a fotografia é uma atividade séria e da qual nós, que gostamos tanto da atividade, podemos nos orgulhar?

Nosso comprometimento e estudo é válido?

Ou são as pessoas que dela tomam conta como neste caso, que a oprimem e destinam à atividade pouca ou nenhuma seriedade?

Vale à pena pensar.

***

Clique na imagem para ampliar.

Anúncios

4 comentários sobre “A fotografia é uma atividade séria?

  1. Peri, muitas e muitas vezes esse tipo de evento não é produzido por um curador responsável e com conhecimento da fotografia; em sua grande maioria, essas exposições têm como objetivo, na verdade, um apelo de marketing para os profissionais que dela participam. São “exposições” que visam unicamente divulgar o nome dos profissionais, mesmo que eles não tenham talento…. E isso não se dá só na fotografia…

    Belo texto…..

  2. Peri, minha impressão é exatamente a mesma do Marcos.
    Penso que a massificação da fotografia também contribui para o esvaziamento das exposições, pois em todo lugar e a toda hora somos bombardeados com fotos de todos os tipos e isso cansa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s