Instagram, por que não ???

Instagram3

Sempre brinquei de fotografar com o celular.

Tinha um Nokia, com funções básicas e pouco requinte, mas com um sinal que era muito bom.

Dei mole, ele caiu no mar … e bye bye, adeus celular.

Na onda da evolução tecnológica, comprei um Samsung … Smatphone …

E pra quem curte fotografia, foi um pulo abrir um Instagram.

Instagram2

Na verdade sempre li muita gente criticando o aplicativo, que não dava margem para nada criativo porque os filtros eram fixos e pouco flexíveis, além de não permitir que o fotógrafo explorasse sua veia autoral.

O formato quadrado das imagens também recebeu críticas, entre outras features do app.

Pois bem, lá fui eu conferir de perto … e não é que gostei ???

Lógico que não se trata de nada com qualidade superior como é quando fazemos com uma dslr e uma boa lente, onde podemos ter total controle da situação e explorar qualquer linguagem.

Mas ao que me consta esta não é mesmo a proposta deles …

Se levarmos em conta um viés descompromissado e leve, por que não se propor a ter e surfar esta onda ?

Instagram1

Estou postando algumas fotos por lá, basta procurar o usuário “peridapituba” para ter acesso ao conteúdo.

Por enquanto sigo fiel ao compromisso de composição e momentos, e a forma de fazer que eu sempre me dispus na fotografia, salvando-se apenas o fato de que as imagens são feitas com celular … e tirando este último pormenor, nada mudou.

De outro lado tudo é uma diversão; alegre, descompromissada, leve … e a fotografia, também não é isto ???

Sigamos.

Instagram

***

Obrigado por ver.
Captura das imagens:  SAMSUMG Galaxy Pocket Neo S5310B.

Edição das imagens: Aplicativo Instagram.

12 comentários sobre “Instagram, por que não ???

  1. Muito legal Peri, as fotos estão maravilhosas… Quem fotografa com o cuidado compositivo, como você, vai ter facilidade em fotografar com qualquer equipamento e não terá dificuldade em usar qualquer mídia para veicular suas imagens?

  2. Gosto do instagram e desde que entrei faço meus “instragados”, antes confesso que tinha preconceito, mas usar uma “camera” com pouco recursos e um formato que para mim é muito estranho é um desafio e muito divertido.

    Boas fotos #iger!

    Abração

  3. É verdade, mas olhe a sua composição nelas… É derivada da composição desenvolvida para sua câmera. Tudo pode servir para fotografar, é claro, mas não é ali que estão os fundamentos. Quase todas essas possuem vínculo com o canto, linhas que saem dos cantos, etc.

    • Sem dúvida que sim, Ivan.
      Em termos do pensar p compor é tudo igual, explora-se o quadro da mesma forma.
      Mas o formato quadrado potencializa as cenas porque restringe mais a observação, comprime mais a mensagem, afunila o olhar.
      Na parte da produção é um pouco mais enjoado porque a gente vê a câmera num formato 3:2, por exemplo, e depois sabe que a imagem vai ser cortada p o formato 1:1.
      Por mais que a gente balanceie isto, pensando “quadrado”, tem horas que a gente se depara c cenas que são compostas retangularmente e que depois terão de sofrer alterações para ficarem quadradas … e algumas vezes isto não vai funcionar.
      Eu mesmo estou tendo esta dificuldade, porque como não faço crop’s minhas imagens são compostas geralmente em todo o frame da câmera e explorando esta dimensão e partindo sempre de um formato retangular.

      Um grande abraço, Ivan.
      Peri.

  4. Legal peri. Eu usei o instagram um tempo, e é bem divertido mesmo. Engraçado que semana passada eu comentava com minha vizinha, da qualidade de umas fotos que imprimi e foram feitas com o celular dela, um samsung.

Deixe um comentário