Gostei.Não gostei.Abraços.

Não é uma regra, mas amadores-entusiastas da fotografia costumam frequentar ambientes específicos onde seus anseios possam ser preenchidos.
Via de regra procuram desenvolvimento na atividade através do contato com pessoas com o mesmo objetivo e com a mesma devoção à fotografia.
Dentre entes ambientes creio ser o mais pontual os fóruns de fotografias, com um adendo para seções onde comentários em imagens postadas podem ser feitos e a partir disto acontecerem desdobramentos de conversas que elevem o nível das postagens e por conseqüência o nível dos envolvidos nestes ambientes.

Mas acontece que com o convívio freqüente e as amizades que se faz nestes ambientes, estes comentários tendem a ser tendenciosos à medida que o tempo passa.
Como se fazem amizades, as pessoas sempre estão fazendo comentários positivos e elogiosos nas imagens postadas pelos “amigos” e por pessoas que se tem maior afinidade.
Quando a imagem não agrada, os “amigos” não comentam.
E quando comentam desenvolvem desconfiança e até mesmo uma rivalidade fútil e sem sentido.

Tenho percebido há algum tempo um esvaziamento destes ambientes, além de uma queda na qualidade dos comentários e das imagens postadas.
Não creio que isto seja sazonal e nem mudança de plataformas, como a migração para ambientes como o facebook por exemplo.
Na verdade eu vejo que a quantidade de usuários assíduos permanece a mesma, mas a participação destes em forma de comentários diminui drasticamente à medida que o tempo passa.
É uma razão inversa, quanto mais ‘tempo de casa tem’, menos participam.
Postam, mas não discutem mais como no início de suas freqüências.
Os ambientes ficam com aquela impressão de serem “fantasmas”, espaços pouco produtivos e sem interesse maior.
A solução para mudar este quadro de estagnação é continuar participando quando achar necessário, sempre usando a verdade, e sem esquecer que cada comentário deve ser direcionado ao que se mostra e nunca a quem posta.
E assim tentar fazer com que estes ambientes mantenham suas características e seus interesses, sob o risco de caírem no ostracismo a qualquer momento se não mudarem-se certos vícios.

***
Obrigado por ver.
Clique nas imagens para ampliar.
Captura das imagens: MC FLEKTOGON 2.4/35 CARL ZEISS JENA DDR.

Anúncios

4 comentários sobre “Gostei.Não gostei.Abraços.

  1. Peri, muito bem colocado. Mas acho que os fóruns de fotografia são apenas mais um exemplo disto. Parece que o mundo hoje é muito menos sincero do que deveria. Infelizmente.
    Voltando a fotografia, os realmente amigos deveriam ajudar a levantar os problemas da foto postada, quando ela os tem. Isto ajudaria, e muito, o crescimento de todos fotograficamente falando. Mas isto é cada vez mais raro.

  2. Parece que a coisa é feita para nunca funcionar a contento. Quando só se joga flores, a coisa fica sem graça; quando se faz uma crítica mais contundente, o pau canta…. Fica a impressão que a comunicação no espaço virtual é complicada para se efetivar de uma maneira mais precisa e mais compreendida pelos envolvidos… Vai sempre faltar a coisa do olho no olho!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s